top of page

   Há alguns anos atrás a indicação de exercícios físicos era vista como inadequada para pessoas com Esclerose Múltipla (EM). Esse quadro começou a mudar na década de 80, com algumas pesquisas que foram feitas, mostrando a eficácia e segurança da prática de exercícios físicos em pessoas com EM.

 

   Lesly White, professor no departamento da Universidade da Florida de fisiologia e cinesiologia, aplicou um programa de exercícios para desenvolver a força muscular. Segundo ele a EM provoca fraqueza muscular e fadiga, diminuindo a mobilidade, o que leva a efeitos secundários, tais como a obesidade e a depressão.

O mesmo autor ainda ressalta que o exercício aeróbio tende a aumentar a temperatura corporal o que agravaria a dor. Já o treinamento de força não aumenta tanto a temperatura do corpo e se concentra em um dos principais alvos, que seria a massa muscular.

 

   A diminuição da força muscular é um problema comum em pessoas com esclerose múltipla (EM). Um grande problema que acarreta é a diminuição da locomoção, pois interfere na execução das atividades de vida diária (AVD), fazendo com que a pessoa perca a sua capacidade de ter uma vida independente.

 

Considerações importantes:

  • O trabalho deve sempre ser realizado com um profissional especializado, que poderá recomendar e dosar corretamente o treinamento;

  • O treinamento em grupos tem um efeito benéfico, pois promove a socialização, o que reduziria a depressão;

  • O local do treino, deve ser arejado;

  • Preferir o período da manha ou noite, com temperaturas mais amenas;

  • Respeitar os períodos de descanso durante as séries de exercícios.

  • Hidratação antes, durante e após a atividade.

 

Com esses cuidados, muita força de vontade e determinação, os sintomas e surtos vão ficando cada vez mais ausentes. Não deixe para amanhã, comece já!

A EM e o Treinamento de Força

Aliados contra a Fraqueza Muscular

  Por Mariana Barboza

Mariana Barboza

Professora de educação física formada pela UNIMES em 2003, pós graduada em Psicomotricidade pela UNIMONTE, em 2006. Curso de Nutrição Esportiva pela Universidade da Califórnia, em 2007. Especialista em atividades aquáticas e Palestrante de Cursos de Especialização para professores e estudantes pela empresa FPA CURSOS. Atualmente trabalho na Academia da Saúde e na elaboração de projetos da Promoção da Saúde, da secretária da saúde pública na Praia Grande.

bottom of page