top of page

Agosto Laranja=Conscientização

 

Por Carla Oliveira

Este mês de agosto comemoramos o Dia Nacional De Conscientização da EM.

Mas o que é Esclerose Múltipla?

A EM é uma doença autoimune onde o próprio sistema imunológico ataca os neurônios (tipo zagueiro fazendo gol contra), lembra-se das aulas de ciências?! Neurônio é uma célula nervosa e a única que não se refaz.  Um neurônio morto é um neurônio morto, tipo uma luzinha a menos no pisca-pisca de Natal. Não se sabe o porquê, apesar de existirem várias hipóteses, de uma pessoa desenvolver a EM. O fato é que acometem jovens, a maioria dos 20 a 40 anos e até o momento não se conhece a cura para esse mal. Atualmente existem muitos tratamentos para “contenção” da doença (evitar ou espaçar um surto, que é a inflamação dos neurônios) e para tratar quando em surto.

  Até ai OK, né?! Só que não!! Lembra o que acontece quando as luzinhas do pisca-pisca começam a dar defeito e se apagarem? Imagina isso acontecendo no seu sistema nervoso que comanda apenas TUDO no seu corpo, cada luzinha corresponde a uma área de funcionamento... Pois é, deu ruim! Um surto pode ser desde uma simples tontura até uma paralisação total de membros, depende da gravidade e do local afetado.

A Esclerose é Múltipla porque ela acomete cada um de uma forma diferente, dois pacientes de EM podem não ter os mesmos sintomas e nem a mesma evolução ou resposta terapêutica.  A EM traz ao paciente insegurança no futuro, incertezas no presente e as dúvidas do passado (“quando começou os sintomas mesmo??”- duvido quem não se pergunte). Muitas vezes atrapalha a vida pessoal e social por conta das fadigas, tonturas e incontinência urinárias e fecal, profissionalmente muitos pacientes acabam tendo que se aposentar mais cedo ou até abdicando de sua profissão por outra mais condizente com sua situação. Lógico que isso não é uma regra, graças a Deus, mas imagina a pessoa lidar com isso diariamente.

O que ajuda um paciente de EM a ter uma vida mais ativa, é principalmente o diagnóstico precoce, antes que qualquer paralisia ou outra lesão grave aconteça. Isso faz a diferença!

Este mês de AGOSTO, mais conhecido como o mês do cachorro louco, do aleitamento materno e de tantas outras datas importantes, todas as Associações de EM do Brasil buscam conscientizar e divulgar a EM, fazer com que o mês de AGOSTO seja conhecido também como o mês de Conscientização da Esclerose Múltipla.

A Laranja é a cor da EM e através dela chamamos a atenção das pessoas para essa doença tão pouco conhecida e tão incapacitante. Não precisa ter EM ou conhecer alguém que tenha, coloque seu laço laranja, vista sua camiseta e junte-se a nós nessa luta, a da CONSCIENTIZAÇÃO!   

É um clichê, mas é a mais pura verdade: Juntos somos mais fortes!! Ajudem-nos a sermos IMBATÍVEIS!!

#agostolaranja #apembs #todospelaem

Carla Oliveira

Carla, 38 anos, mãe de dois filhos lindos e esposa de um barbudo bravo mas meu companheiro

Técnica de enfermagem e que nas horas vagas adora curtir a vida

bottom of page