top of page

Amor em forma de ação=Solidariedade

  Por Carla Oliveira

Na vida alguns têm mais carisma e facilidade para conhecer e lidar com as pessoas. Uns são mais de atitudes e outros de esperar pra ver acontecer, uns falam pelos cotovelos e outros quase não se ouve a voz.

A diferença de ser e agir de cada um não deveria incomodar tanto as pessoas...

Porque o meu agir frente ao problema incomoda você?! Por que o meu agir frente à resolução de uma situação incomoda tanto quem somente aguarda tudo se resolver por si só?! Acho que a solução deve existir indiferente de quem a encontrou, não prejudicando ninguém e nem passando por cima de nada, a solução é o melhor remédio.

Ajudar o próximo sem esperar recompensas. Esta é a atitude correta e tão pouco exercida, as pessoas ainda anseiam por reconhecimento e algumas até fazem questão da publicidade do ato.

Pessoas se apegam a status, dinheiro, cargos e vantagens e se esquecem do outro.

O verdadeiro motivo da nossa existência ainda é ajudar o próximo, amar o próximo e querer pra ele o mesmo que pra você.  Não foi assim que aprendemos?!

Hoje o ser humano corre pra ganhar dinheiro, pra ter o carro mais top, o sapato mais lindo e o corpo mais perfeito... Mas quando se trata em ajudar o próximo, quantos vemos correndo atrás?!

Ser solidário e amar ao próximo não quer dizer que por esse motivo não deva ir atrás dos seus objetivos, lóóóógico que sim!! Solidariedade é se dedicar o quanto pode para ajudar aquele que precisa, seja dando uma palavra de conforto, ou até se engajando numa causa, dando comida a um estranho que está com fome ou um agasalho à quem tem frio (ou melhor, se antecipar a isso), dar aquele abraço em quem acabou de perder um ente ou se oferecer pra ajudar um amigo, e essa ajuda necessária normalmente é mais afetiva que material.

 A Solidariedade não requer muitos recursos, às vezes até nenhum, precisa apenas que a pessoa esteja disposta a se entregar naquele momento de coração aberto. Esse é o único item indispensável, o coração.

Por definição, a palavra solidariedade indica o compromisso estabelecido entre as pessoas para a cooperação mútua e são nas pequenas atitudes do dia-a-dia que temos a oportunidade efetiva de exercê-la.

Ninguém é obrigado à ser solidário, somos porque queremos ser, não existe obrigação nisso. Existe sabe o que?! Paz no coração de quem faz, carinho de quem recebe e uma Luz que emana de toda boa ação, energias positivas.

Então você que esta aí, criticando quem se entrega sem esperar nada em troca, mexa-se da cadeira, ao invés de invejar a luz do outro busque a sua própria. Quando fazemos pelos outros sem esperar por glórias e honras fazemos por nós.

 

O mundo anda complicado e se você quiser fazer a diferença e deixar para seus filhos e netos um lugar melhor pra se viver, comece com suas atitudes. Fácil apontar para o governo, apontar o outro, mas lembre-se que quando você aponta um dedo, têm três retornando pra você.

 

 

Pratique, tente, não desista, faça o bem sempre que possível, seja um voluntário oculto se preferir, doe por vontade de doar. Já que é fácil dizer: “não custa nada doar”, então dê o que tem e pare de criticar quem o faz.

Seja melhor para o mundo! Seja melhor por você!

PS: Meus maiores exemplos de solidariedade e amor ao próximo, meus pais e avós. Quem dera ser 1/3.

 

Carla Oliveira

Carla, 38 anos, mãe de dois filhos lindos e esposa de um barbudo bravo mas meu companheiro

Técnica de enfermagem e que nas horas vagas adora curtir a vida

bottom of page