Hoje falaremos de um sintoma super frequente nos portadores de EM: fadiga!!
Fadiga é o sintoma mais frequentemente relatado pelo indivíduo portador de Esclerose múltipla (EM), sendo reportado por 50-80% dos pacientes. Além da frequência elevada, para muitos pacientes este é considerado o sintoma mais incapacitante, dentre os demais.
A fadiga que ocorre na EM é diferente da que é percebida por indivíduos saudáveis ou até em outras doenças. Costuma ter uma carga de estresse físico e psicológico, especialmente na realização das tarefas de vida diária; a fadiga ocorre mais frequentemente nos tipos primariamente e secundariamente progressivas de Esclerose Múltipla; geralmente piorada pelo calor e umidade; os pacientes percebem que têm de empregar um esforço desproporcionalmente grande para desempenhar uma tarefa específica e impacta enormemente sua autoestima, seu trabalho e sua qualidade de vida.
Quando o tempo está mais quente, sinto a fadiga bem mais intensa. Aí só fico em casa com o ar condicionado ligado.
Mas o que pode causar fadiga?
As causas da fadiga podem ser divididas em primárias (relacionadas diretamente à Esclerose Múltipla) ou secundárias, em que outras situações estejam promovendo a fadiga, como por exemplo: síndrome das pernas inquietas, síndrome da apneia obstrutiva do sono, insônia crônica, depressão, e uso de medicamentos que promovam sonolência, como benzodiazepínicos, determinados relaxantes musculares, e alguns analgésicos.
Fadiga na EM
Por Pamela Feres


Pamela Feres
Me chamo Pamela Feres, tenho 29 anos, sou fisioterapeuta, dermato funcional e rebelde de nascença