top of page

O que eu tava falando mesmo????!

  Por Carla Oliveira

Quem nunca parou no meio de uma frase ou de um assunto e se perdeu completamente, a ideia fugiu, o nome desapareceu e lembrar é um martírio... Stress, alguns dirão... Pra falar a verdade até os médicos dirão isso, já que em se tratando de pessoas jovens o que mais poderia ser?! Quem vai imaginar que o cérebro está virando uma noz?! Mas quando já se tem o diagnóstico de EM a coisa muda de figura, porque normalmente ele esta virando uma.

Para esclarecimento:         

As manifestações cognitivas da EM são atribuídas à quantidade de lesões no encéfalo, à presença de lesões irreversíveis que causam danos permanentes nos neurônios e à ocorrência de atrofia cerebral. Esta relação entre estrutura e função faz com que o tratamento do déficit cognitivo – um sintoma específico – confunda-se com o tratamento da Esclerose Múltipla como um todo, uma vez que os medicamentos empregados para diminuir o aparecimento de novas lesões podem auxiliar na lentificação do declínio ou eventualmente melhorar alguns aspectos do desempenho cognitivo.

Embora estas alterações ocorram com maior frequência após um longo período de duração da doença, elas podem ser identificadas precocemente. Sabe-se que o aparecimento deste sintoma independe da intensidade do acometimento motor, do sexo, e da idade de início da doença. Da mesma forma, não é possível correlacionar as diferentes manifestações neurológicas possíveis na EM com as alterações cognitivas.

 

Caracaaaa como odeioooo esquecer!Sou a rainha do “o que eu tava falando mesmo?” ou “ o que vim buscar?” e IMBATÍVEL na perda de senhas. Não faço de propósito nem muito menos por desatenção. Simplesmente dá um vazio, e o desespero em tentar lembrar-se da bendita palavra piora tudo.

Mas o que me deixa chateada mesmo é ver a cara das pessoas que não entendem o quanto é difícil, estressante e incapacitante passar por essa situação. Me sinto um jumento (figurativamente), só que tenho CID.

Quando acontece no momento em que fui fazer algo e esqueci, tenho que ficar revivendo a situação até lembrar do que ia fazer...(as vezes refaço o caminho umas 10x)

Para amenizar esses problemas, anoto tudo na agenda do celular (descobri após perdê-lo que é bom anotar numa de papel também, a moda antiga...rsrsrs); tenho também um quadro branco onde anoto o que é mais importante (o quadro da DR) e precisa ser feito no dia, tipo agendar um exame; além do velho subterfúgio da geladeira... Funciona!! (só não quando me esqueço de anotar..rsrsrs..Acontece!).Tudo isso ameniza compromissos agendados, mas o pior é na hora daquele bate-papo...Aí é contar com a sorte e dar risada, fazer o quê.

O importante é procurar manter a mente ativa através de jogos, livros, desafios diários e até infantis, mas que nos trazem uma capacidade de concentração maior. Cante, dance, brinque, invente estórias, a nossa mente também precisa de exercícios.

Aos amigos, familiares e demais, peço a compreensão... Divirtam-se com meu CID porque, desculpa aê, mas sou esclerosada.

 

 

Segue Link de algumas dicas bem divertidas. Vale a pena tentar.

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/5-dicas-da-ciencia-para-memorizar-qualquer-coisa/

 Fonte : Novartis- Esclerose Múltipla

Carla Oliveira

Carla, 38 anos, mãe de dois filhos lindos e esposa de um barbudo bravo mas meu companheiro

Técnica de enfermagem e que nas horas vagas adora curtir a vida

bottom of page