top of page

Allana Lourenzi

Tenho 38 anos, Mãe de duas filhas e cinco gatos, noiva, apaixonada e grata por tudo que ele me faz (Carlos Tousi) dançarina, amante da vida, da arte e da cultura cigana

O  Tratamento

  Por Allana Lourenzi

 A esclerose Múltipla é uma doença autoimune, neurodegenerativa, que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal ( sistema nervoso central). NÃO TEM CURA! Viver com esse diagnóstico é viver na dúvida e no medo, e, sem tratamento, se torna  pior.

 

Após 1 ano e 8 meses sem tomar qualquer tipo de medicação para a EM, em junho de 2017 eu finalmente senti que havia encontrado"terra firme", e pude ter um pouco de alívio para as minhas dúvidas e medos: agora, após 4 anos do meu diagnóstico, estou me tratando. Ufaaaa!

 Não pude iniciar antes o tratamento com o Tecfidera porque no meu exame de sangue apontou que o GGT estava alterado pelo uso do Gardenal (o uso há 7 anos, desde a descoberta do meu tumor cerebral) e como ambas as medicações são  metabolizadas no fígado, exigiu o cuidado de tratar o fígado antes do segundo medicamento. Em junho com a melhora no meu exame de sangue, eu pude iniciar o tratamento. Por conta de toda essa angústia de espera, claro,  foi necessário aumentar a dose da Fluoxetina, kkk...

Também fazia as minhas pesquisas no "Dr Google", onde pude ler todos os tipos de reações ao Tecfidera, estava me preparando pra todos esses efeitos colaterais.

 

Um dia antes de iniciar o Tecfidera 240 mg 2 vezes ao dia, eu participei da festa junina da APEMBS e tentei me despedir de alguns alimentos que à partir de agora deverão ser evitados. Comi de tudo um pouco, então no dia 23/06,  tomei a primeira dose, e quase que imediatamente eu apresentei  flush (sensação de calor ) e minha pele ficou bem vermelha, tomei 3 AAs ( conforme orientação médica) e passou.

Hoje faz quase um mês que estou tomando o Tecfidera 240 mg 2 vezes ao dia e não apresentei nenhuma reação negativa, apenas a do primeiro dia. Consegui melhorar a minha alimentação, cortei muita coisa do meu cardápio, aumentei o consumo de água e aprendi a me alimentar melhor! Nada se compara com a segurança de estar assistida por uma boa médica e estar medicada, isso é incrível , serei sempre grata!

 

Continuo dançando e seguindo a vida,(a fadiga também faz parte de mim) e eu ainda tenho incertezas sobre o  meu futuro, acredito que sempre terei, mas, bem mais tranquila, por sentir a segurança de estar me cuidando.

bottom of page